• Content Marketing
  • 26.02.2024
  • Por Christine Salomão

Marketing de conteúdo: o cliente é que busca você

A era digital mudou a forma de as empresas se comunicarem com o mercado. Antes as companhias buscavam o cliente, agora é o consumidor que vai até você. O fluxo inverteu porque o cliente atual (b2b ou b2c) quer pesquisar antes da tomada de decisão e a maioria deles só acredita em resultados orgânicos. E uma das formas de responder as perguntas feitas por eles no ambiente digital – principalmente no Google – é adotando uma estratégia de marketing de conteúdo.

Basta lermos a definição de marketing de conteúdo escrita por Joe Pulizzi – fundador do Content Marketing Institute (CMI) – para entendermos melhor a importância dessa ferramenta. “Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

Mas para isso as marcas precisam alimentar seus canais de comunicação com informações  realmente úteis. Sem existir uma intenção comercial direta, como nas campanhas publicitárias, pois o objetivo é colocar o consumidor no “funil de vendas” sanando suas dúvidas sobre determinado assunto. Se você tem uma loja online, por exemplo, de produtos de bebê e cria dentro da plataforma um blog para ensinar as mamães a cuidarem de seus rebentos, logicamente elas ficarão felizes em acessar ou receber o seu conteúdo via e-mail, WhatsApp etc.

E para te ajudar a ganhar relevância no Google, atualmente existem especialistas em Marketing de Conteúdo, com estratégia SEO ( Search Engine Optimization), que podem posicionar a sua plataforma de comunicação na web (site, blog etc) entre os primeiros resultados de busca orgânica. Isso sem você gastar exatamente nada com tráfego pago (compra de palavras-chave, entre outras ações).

 

Marketing de conteúdo épico

Em seu livro: Marketing de Conteúdo Épico, Pulizzi ressalta a importância de as empresas se comunicarem com seus clientes atuais e futuros sem comercializar nada. “É o marketing que não interrompe. Em vez de vender seus produtos ou serviços, você entrega informações que fazem os seus compradores ficarem mais inteligentes ou, então, os diverte para construir uma conexão emocional. A essência dessa estratégia é a crença de que se nós, como empresas, fornecermos informações valiosas consistentes e contínuas aos compradores, eles acabarão nos recompensando com mais negócios e lealdade.”

Pulizzi acrescenta ainda que ao construírem uma estratégia de conteúdo épico (impactante, inédito, útil), as empresas ganham autoridade na web (conquistam seus territórios). E cita 6 princípios que devemos seguir para termos sucesso. Confira a seguir:

– Responder a uma necessidade (seja útil)

– Comunicar de forma consistente (alimentar os canais de comunicação com informações novas – que orienta – e com uma certa frequência)

– Falar de pessoa para pessoa (encontre seu tom de voz – fale diretamente com seu cliente)

– Ter personalidade (tenha opinião – crie conteúdo exclusivo, impactante)

– Ser isento do discurso de vendas (foco não é vender e sim informar)

– Ser o melhor do seu mercado (conquiste seu território na web)

Seja um contador de histórias

Outra forma de criar um conteúdo épico é contando boas histórias. Empresas que investem em storytelling conseguem se conectar emocionalmente com seus clientes e transformam seus produtos em objeto de desejo. Isso porque, na maioria das vezes, compramos por impulso e motivados pela vontade de ter algo (não pela necessidade).

Mas para criar histórias relevantes, as empresas precisam conhecer bem a visão de mundo dos seus clientes (personas). Tentar entender seus desejos, frustações, desafios e, a partir daí, criar narrativas reais (ou mesmo de ficção), que passem uma mensagem verdadeira.

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Serviço: Livro – Marketing de Conteúdo Épico (compre aqui)

 

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