• SEO
  • Sudeste
  • 08.01.2024
  • Por Christine Salomão

SEO: uma das principais estratégias do marketing digital

Em plena era digital, muitas empresas ainda investem em plataformas de comunicação – como sites, blogs – e não utilizam uma das principais ferramentas do marketing digital: o SEO (Search Engine Optimization). E sem a otimização para mecanismos de busca, principalmente na estratégia de produção de conteúdo, fica praticamente impossível ganhar autoridade no Google e gerar tráfego orgânico.

Mas para começar, vamos entender o que significa SEO:  Search Engine Optimization  é um conjunto de técnicas, cujo objetivo é potencializar e melhorar o posicionamento de um site, blog, loja virtual etc nos resultados orgânicos das plataformas de busca (sendo hoje o Google a principal), conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Essa é uma ferramenta tão poderosa que faz sua empresa aparecer nos primeiros resultados de busca orgânica do Google (sem gastar nada com mídia paga). Isso acontece porque o tráfego na web é em grande parte conduzido pelos mecanismos de busca. E a maioria das pessoas do planeta não faz praticamente nada atualmente sem antes pesquisar na Internet (seja para comprar um produto, contratar um serviço, se capacitar ou obter uma simples informação).

SEO na prática: primeiro passo

O primeiro passo a ser dado é construir um canal de comunicação na web que seja responsivo, pois isso é uma exigência do Google. Ou seja, o layout do seu site, por exemplo, tem que se adequar perfeitamente aos vários tipos de aparelhos existentes: laptops, tablets, smartwatches, consoles de videogames, computadores e, principalmente, os smartphones (Android e IOS) que são um dos meios de acesso à Internet mais usados pelas pessoas no mundo.

A boa notícia é que hoje, com os avanços tecnológicos, podemos criar um site ou blog responsivo utilizando, por exemplo, o WordPress (software de vanguarda para publicação de blogs e sites na Internet). Essa é uma das ferramentas mais indicadas no mundo porque, além deles disponibilizarem gratuitamente templates (layouts) responsivos, é muito fácil de operar.

Produção de conteúdo, com estratégia SEO

Depois de criar um site responsivo no WordPress, você precisa otimizá-lo para SEO. Existem vários puglins que vão fazer com que seu canal de comunicação apareça nos resultados de busca. Mas para ocupar realmente seu território na Internet e ganhar autoridade no Google, você precisa ir além: criar conteúdos relevantes e consistentes, com estratégia SEO.

Lembre-se que o Google (onde se concentra cerca de 93% das buscas do planeta) é uma grande “biblioteca” e eles precisam responder TUDO o que os internautas perguntam. E a maior parte das pessoas acredita na busca orgânica (aqueles resultados que aparecem a partir da quarta posição, sendo as três primeiras mídias pagas).

Por isso, a maioria das empresas hoje já se atentou que precisa ter, por exemplo, um blog dentro do site da empresa para publicar conteúdo. Mas a forma como os textos são escritos não produzem muito resultado. Primeiro porque a marca precisa ser isenta e falar do mercado de atuação e não dela. Fora que o conteúdo tem que ser inédito (o Google pune cópias).

O jornalista hoje tem que entender de SEO

Para escrever um bom texto para a web, nada melhor que um jornalista que entenda de SEO. Afinal, já não basta produzir bons textos, eles precisam ser indexados nos mecanismos de busca e, para isso, a utilização de palavras-chave é imprescindível – entre outras técnicas de redação a seguir.

As palavras e frases que as pessoas usam para pesquisar determinado assunto no Google, por exemplo, podem ser utilizadas na produção de textos. E ao digitar determinada palavra, o internauta pode vir facilmente até você.

Já existem jornalistas no mercado que produzem textos com indexação SEO e a maioria é prestador de serviço. Além disso, muitos são analistas SEO e podem te ajudar e muito a criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, focada na geração de leads.

Para saber mais, leia Como gerar leads nas redes sociais?

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