• Content Marketing
  • Sudeste
  • 07.01.2024
  • Por Christine Salomão

Google: como gerar leads qualificados?

Uma das melhores formas de gerar leads qualificados via Google (captar clientes para o seu negócio) é investindo na produção de conteúdo, tendo como foco a mídia orgânica – onde os gastos e esforços se concentram no content marketing. Isso porque atualmente as pessoas pesquisam praticamente tudo na Internet: o que vão comprar, que serviços contratar, onde ir – entre outras ações – e não se deixam mais influenciar pela publicidade.

Para que isso fique mais real, pense em como pesquisamos no Google. Descartamos os primeiros três resultados de buscas (essas são mídias pagas / links patrocinados) que aparecem na primeira página e vamos direto para a quarta posição: mídia orgânica (geralmente é a matéria de um blog, site, etc). Além de trazerem mais informações, esse conteúdo é relevante porque responde as perguntas feitas pelos internautas.

Ao atender às necessidades dos clientes, alimentando seus canais de comunicação com conteúdos relevantes e consistentes, as empresas ganham notoriedade no Google e atingem bons resultados orgânicos.

Conteúdo relevante gera bons leads

Lembre-se que o Google (onde se concentra cerca de 93% das buscas do planeta) é uma grande “biblioteca” e eles precisam responder TUDO o que os internautas perguntam. E desde a sua concepção, em 1998, seus fundadores – Larry Page e Sergey Brin – eram hostis a propagandas em sites de buscas “por serem distantes das necessidades dos consumidores.”

Mas a dupla passou a aceitar publicidade no Google com uma condição: tinha que ser no formato texto, além de alguma relação com o que o usuário estava buscando”. Foi aí que surgiu o AdWords no ano 2000 – atual Google Ads -, responsável por grande parte do faturamento da empresa estadunidense.

Agora, se pensarmos na missão declarada do Google: “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, a mídia orgânica é de extrema importância para eles, pois o maior motor de busca do planeta não produz uma linha de texto e depende de terceiros para responder aos internautas. E para que o consumidor estabeleça uma relação de confiança com o que está pesquisando, o conteúdo precisa ser relevante.

Por isso, o Google evidencia (classifica como melhores) os conteúdos relevantes, produzidos de forma consistentes, que possam realmente esclarecer e prestar serviços aos internautas. Mas para ganhar as primeiras posições na mídia orgânica e gerar leads, é preciso investir no marketing de conteúdo, com estratégia SEO.

Marketing de conteúdo, com estratégia SEO

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, cujo objetivo principal é tornar plataformas de comunicação (sites, blog etc) mais “amigáveis” para os mecanismos de busca e os posicione melhor nos resultados orgânicos. Isso por intermédio de palavras-chave inseridas na produção de conteúdo, sendo essas as mesmas mais utilizadas pelos internautas ao pesquisarem determinado assunto.

Atualmente, existem especialistas em Marketing de Conteúdo, com estratégia SEO ( Search Engine Optimization), que podem ajudar sua empresa a aparecer entre os primeiros resultados de busca na mídia orgânica. Isso sem você gastar exatamente nada com tráfego pago (compra de palavras-chave, entre outras ações).

Mas sozinho, estudando sobre o assunto, você também consegue dar os primeiros passos. Sendo bem simplista, segue um exemplo para te ajudar a vislumbrar o que estou falando: crie dentro do site da sua empresa um Blog (um subdomínio) e publique conteúdos (textos e vídeos) que falem do seu território na web (segmento de autuação). Ao redigir o conteúdo, utilize “técnicas de redação para SEO” – como palavras-chave etc – e, no final, coloque um link para o produto, curso etc. Crie uma newsletter (semanal) e divulgue aos clientes por e-mail ou WhatsApp.

Para medir a quantidade de leads gerados e conversões (download de aplicativos, assinatura de newsletter, pedidos de orçamentos, venda de produtos etc), utilize o Google Analytics. Essa ferramenta é muito fácil de ser instalada na sua plataforma, principalmente se você utiliza WordPress (software de vanguarda para publicação de blogs e sites na Internet. Além de disponibilizar templates gratuitos, é um dos melhores e mais fáceis de operar).

Quer saber mais sobre a importância de se criar conteúdo relevante? Leia  a matéria Marketing de conteúdo: o cliente é que busca você

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