• Livros
  • Sudeste
  • 01.07.2023
  • Por Christine Salomão

Os melhores livros sobre empreendedorismo para você crescer seu negócio

Livros sobre empreendedorismo nos ensinam muito porque conseguem organizar nossas ideias para que possamos colocá-las em prática. Afinal, ninguém nasce sabendo e para empreender com sucesso é preciso ler.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, as possibilidades para empreender são muitas em praticamente todos os setores. Mas para construir a empresa dos sonhos e ganhar vantagem competitiva é preciso muita disposição para aprender. Conhecimento é tudo e os livros são seus melhores aliados.

Confira, abaixo, a lista dos melhores livros sobre empreendedorismo que vão te ajudar a construir uma jornada de sucesso.

Livros sobre empreendedorismo

1 – A Startup Enxuta – Eric Ries

O Livro “A Startup Enxuta” (ou Lean Startup, em inglês), de Eric Ries, é leitura obrigatória para quem quer empreender. Conhecer esse modelo de gestão que caiu nas graças das empresas da chamada “nova economia” é de extrema importância porque faz cair por terra a lógica de negócios mais tradicionais.

Na definição do autor: “Startup enxuta é uma organização dedicada a criar algo novo sob condições de extrema incerteza – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Startup Enxuta em português)

 

2 – Avalie o que importa – John Doerr

Neste livro “Avalie o que importa”, o lendário capitalista de risco John Doerr, que doou 12,5 milhões de dólares para os donos do Google investirem no seu negócio, mostra como pode ajudar qualquer organização a prosperar.

Ele revela na obra como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial. Detalhe: Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, quando fundaram a Startup, tinham uma tecnologia incrível, energia empreendedora e ambições altíssimas, mas nenhum plano de negócios real.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Avalie o que importa)

 

3 – Organizações Exponenciais – Autores: Michael S. Malone; Salim Ismail e Yuri Van

O livro “Organizações Exponenciais” os autores abordam as transformações do mundo corporativo. Atualmente, a concorrência, por exemplo, não é mais a empresa multinacional no exterior, mas o cara em uma garagem no Vale do Silício ou em Bandra (Mumbai), utilizando as mais recentes ferramentas online para projetar e imprimir a partir da nuvem sua última criação. E essas empresas estão cada vez mais rápidas e contam com pessoas capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar.

Para trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações, os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Organizações Exponenciais)

4 – Empreendedorismo – Marcelo Nakagawa

No livro “Empreendedorismo”, de Marcelo Nakagawa, você vai desenvolver suas habilidades como empreendedor. A começar que o autor disponibiliza um jogo de carta com a finalidade de estimular o aprendizado de quem se aventura pela primeira vez no mundo dos negócios.

Sem falar que o autor dá dicas e apresenta técnicas de como ter ideias de negócios e verificar se são realmente boas oportunidades. Métodos para desenvolver planos de negócios também fazem parte da obra.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Empreendedorismo)

5 –  A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone

O livro, “A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon”, de Brad Stone, conta como a Amazon, pioneira no comércio de livros pela internet, trilhou um caminho brilhante até se tornar a “loja de tudo”.

Mas o que é a “loja de tudo”? O visionário Jeff Bezos, criador da Amazon, não se contentou com uma livraria virtual descolada: ele queria que a marca dispusesse de uma seleção ilimitada de produtos a preços radicalmente baixos e não só livros. Para isso, desenvolveu uma cultura corporativa de ambição implacável e alto sigilo que poucos conheciam de verdade. Um case de sucesso no e-commerce que merece ser lido.

Onde encontrar o livro: clique aqui (A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon)

 

6 – O ponto da virada – Malcon Gladwell

O livro “O ponto da virada”, de Malcon Gladwell, analisa quais são os padrões que fazem alguma coisa se tornar tendência e nos mostra como podemos alavancar nossas ideias para as massas.

Segundo o autor, o ponto da virada é o exato momento em que uma tendência chega ao topo e se espalha de forma viral. Já vimos esse fenômeno acontecer muitas vezes e aqui podemos entender melhor o que faz uma ideia se multiplicar tão velozmente.

Onde encontrar o livro: clique aqui (O ponto da virada)

 

7 – Como o Google funciona – Jonathan Rosenberg / Eric Schmidt

O livro “Como o Google funciona”, dos autores Jonathan Rosenberg e Eric Schmidt, é uma boa oportunidade para conhecermos melhor o Google. Uma gigante global, cuja missão inovadora mudou a forma de as pessoas buscarem por informações em todo o planeta.

Os autores também dão dicas valiosas sobre gestão citando vários cases de sucesso, entre eles, Apple, Microsoft e Facebook.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Como o Google funciona)

8 – O investidor inteligente – Benjamin Graham

O livro “O investidor inteligente, de Benjamin Graham, um dos maiores investidores do século XX, afirma que a culpa do fracasso da maioria dos investidores na bolsa de valores é deles mesmos.

Um dos fatores do insucesso, segundo Graham, é que em muitos momentos os emocional dos investidores não é forte o suficiente para impedir a tomada de decisões ruins diante de tantas tentações. Na obra, além de dar conselhos sobre áreas de possíveis erros, o autor nos ensina o essencial para investir dinheiro e ganhar na bolsa.

Onde encontrar o livro: clique aqui ( O investidor inteligente)

9 – O poder do hábito – Charles Duhigg

No livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, o autor mostra como as pessoas tiveram êxito transformando hábitos. Como exemplo, Duhigg cita uma jovem que durante dois anos mudou quase todos os aspectos de suas vida: parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.

Mas esse é apenas um dos exemplos dados pelo autor que nos fazem repensar nossos hábitos ao ler o livro, além de nos mostrar nosso poder transformador. Com perspicácia e habilidade, Duhigg nos apresenta um novo entendimento da natureza humana.

Onde encontrar o livro: clique aqui (O poder do hábito)

 

10 –  De zero a um – Peter Thiel

O livro “De zero a um”, de Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, faz o empreendedor pensar na importância de criar negócios inovadores, cujos modelos de negócios são impensáveis pela maioria das organizações tradicionais.

Segundo o autor, “Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas. É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio – e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto”.

De zero a um, de acordo com o autor, “não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador”.

Onde encontrar o livro: clique aqui (De zero a um)

11 – O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz

No livro, “O lado difícil das situações difíceis”, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta sua própria história. Como ele fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia tendo sempre sábios conselhos para oferecer aos empreendedores.Na obra, o autor conta como ensinou empreendedores a resolver os problemas mais difíceis. Geralmente aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

Sem falar que Horowitz é grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como desmentir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

Onde encontrar o livro: clique aqui (O lado difícil das situações difíceis)

12 – Sonho Grande – Cristiane Correa

O livro “Sonho Grande”, de Cristiane Correa, conta a história de três empreendedores de sucesso no Brasil: Jorge Paulo Lehmann, Marcel Telles e Beto Sucupira. Na obra, a autora mostra como jovens banqueiros correram atrás de seus sonhos e investiram pesado na compra de grandes multinacionais e as tornaram altamente lucrativas.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Sonho Grande)

13 – Gatilhos Mentais: o guia completo com Estratégia de Negócios e Comunicações provadas para você aplicar – Gustavo Ferreira

No livro “Gatilhos Mentais”, de Gustavo Ferreira, você descobrirá como aplicar na prática 32 “gatilhos” no seu negócio, indo muito além de uma simples comunicação de vendas.

Por intermédio de estratégias comprovadas, o autor mostra como você pode construir um negócio sólido usando todos os recursos da mente humana a seu favor, de forma ética, íntegra e lucrativa.

Onde encontrar o livro: clique aqui (Gatilhos Mentais)

14 – A Startup de $100 – Chris Guillebeau

No livro “A Startup de $ 100 ”, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Para escrever este livro, o autor identificou 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares, conseguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia de fácil utilização com lições de pessoas que aprenderam a transformar aquilo que fazem em realização pessoal.

Onde encontrar o livro: clique aqui (A Startup de $100)

 

 

 

Se você gostou da matéria, compartilhe nas redes sociais.

Leia também: Qual é o seu negócio?

Fale com a autora via Linkedlin: Christine Salomão